Máscaras deixam de ser obrigatórias em locais abertos em SP
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O Seconci-SP orienta sobre utilização em canteiros de obras
O decreto que permite a liberação de máscaras em locais públicos aconteceu no dia 9 de março (Foto: Andrey_Popov/Shutterstock)
10/03/2022 | 13:59 – Conforme decreto anunciado ontem (9) pelo Governo do Estado de São Paulo, o uso de máscaras em locais públicos, abertos e sem aglomeração não é mais obrigatório. Mas como isso se aplica aos canteiros de obra?
Para esclarecer isso, a presidente do Serviço Social da Construção (Seconci-SP) e vice-presidente de Responsabilidade Social do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Maristela Honda, divulgou orientações relacionadas ao uso da máscara nos canteiros de obras.
Como os canteiros, muitas vezes, estão situados em locais abertos e públicos, o setor da construção não chegou a um consenso imediato de como se portar em relação às recomendações de saúde.
Para evitar quaisquer dúvidas, Honda reiterou que a retirada de máscaras em locais abertos nas obras passou a ser permitida, desde que as demais medidas de proteção sejam mantidas — como o distanciamento social, a higienização das mãos e de Equipamentos de Proteção Individual.
Em locais fechados ou de aglomeração, como áreas de vivência, elevadores e filas de marcação de ponto, a regra permanece a mesma: manter a máscara e seguir as orientações de higiene dos órgãos de saúde.
Honda ainda reforçou a importância de recomendar aos trabalhadores a continuação da proteção, com máscaras e higienização das mãos, nos trajetos de ida e volta ao trabalho. Ainda mais importante é a priorização de uma vacinação completa — bem como a de seus familiares — para uma imunização eficaz.