Material de construção: indústria espera bom índice em agosto
Índice de expectativas positivas é de 87%. Apenas 10% das empresas acreditam que as vendas serão regulares e 3% afirmam que serão piores
27 de agosto de 2010 - As expectativas positivas quanto ao fechamento das vendas de agosto no mercado interno predominam entre empresários da indústria de materiais de construção, segundo revela a Sondagem de Expectativas da Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção).
O índice de expectativas positivas é de 87%. Apenas 10% das empresas acreditam que as vendas serão regulares e 3% afirmam que serão piores.
Quanto às vendas ao mercado externo, as expectativas positivas somam 25%, enquanto as regulares totalizam 46% e as pessimistas, 29%.
Perspectivas para setembro
Em relação ao nono mês de 2010, as projeções para as vendas ao mercado interno são otimistas em 92% dos casos. As perspectivas regulares somam 8%.
No que se refere ao mercado externo, para setembro, a expectativa geral continua regular (39%), com aumento do otimismo para 35% e diminuição da expectativa pessimista para 26%.
Mais resultados
O levantamento apontou que 74% das empresas têm boas expectativas em relação às ações do governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses.
O otimismo ainda pode estar relacionado às ações governamentais de desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os materiais de construção, pelo programa Minha Casa, Minha Vida e pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
As pretensões de investimentos nos próximos 12 meses aumentaram no período analisado, passando de 76% em julho para 79% em agosto. No mesmo período do ano passado, a pretensão era apenas de 43%.
No que diz respeito ao nível de utilização da capacidade instalada, em agosto, houve estabilidade em relação ao mês anterior, em 87%.
Fonte: Infomoney - SP