Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Medidas revitalizam áreas verdes

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Prefeitura anuncia ações para resgatar espaços públicos, como os parques Rachel de Queiroz e Guararapes

22 de março de 2013 - Dando início à Festa Anual das Árvores 2013, evento que promove a conscientização ambiental no Ceará, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente do Município (Seuma), Águeda Muniz, anunciaram, ontem, em evento no Paço Municipal, uma série de medidas para resgatar espaços públicos e áreas verdes da cidade. Dentre elas, estão a reforma e revitalização dos parques Guararapes e Rachel de Queiroz, e a construção de um novo logradouro, o Parque Jangurussu, no entorno do antigo lixão no bairro Presidente Kennedy.

Iniciativas como essas são apoiadas pela campanha "Plante uma árvore. Semeie esta ideia!", lançada pelo Grupo Edson Queiroz com o objetivo de estimular a criação e a recuperação de áreas verdes da Capital, propiciando aos seus habitantes uma vida mais saudável e em harmonia com a natureza. O movimento completou um ano no último dia 29 de fevereiro.

Segundo o prefeito, os três projetos estão em fase de elaboração e captação de recursos, mas ainda não existe previsão para o início das obras. "Tão logo tivermos os projetos em mãos, iremos viabilizar o financiamento e colocá-los em execução", garantiu Roberto Cláudio.

Outra promessa do gestor foi a efetivação do edital "Adote o verde", lançado oficialmente durante a abertura da Festa Anual das Árvores. O programa visa incentivar a sociedade civil e entidades do setor privado a se responsabilizarem, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, pela manutenção, fiscalização e monitoramento de praças, parques e canteiros da cidade.

Manutenção

Conforme a secretária Águeda Muniz, todas as regionais de Fortaleza fizeram levantamentos dos logradouros da Capital e indicarão os espaços mais passíveis de adoção. Ela lembrou os casos da Praça Portugal e da Praça Manoel Dias Branco, em que a parceria com a iniciativa privada conseguiu garantir a conservação dos locais.

No entanto, a titular da Seuma destacou a necessidade de ampliar o projeto às áreas mais afastadas do Centro. "Queremos que isso se estenda também à periferia, não só à área nobre de Fortaleza. As pessoas precisam ficar mais sensibilizadas a fazer a adoção desses lugares. As regiões distantes são onde essa recuperação ambiental é mais necessária", ressaltou Águeda.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que o edital determina quais intervenções poderão ser realizadas nos logradouros. Segundo ele, os concessionários terão flexibilidade para agir na recuperação das praças, desde que as mudanças não interfiram na arquitetura original nem no patrimônio histórico da Capital.

"É importante dar liberdade para que os mantenedores possam revitalizar esses espaços. A praça ainda é um dos poucos ambientes de convivência comunitária na cidade. Quanto mais limpa, iluminada e preservada ela estiver, mais tranquila e salutar ela será", frisa o prefeito Roberto Cláudio.

Cobertura vegetal

A administração municipal informou, ainda, que está trabalhando também em um projeto para ampliar a cobertura vegetal em Fortaleza. De acordo com o prefeito, está sendo elaborado o edital de uma licitação para o plantio e irrigação de grama e árvores nos canteiros centrais e praças da cidade.

Amanhã, a Prefeitura realizará o plantio de mudas em sete locais da cidade: Lagoa do Urubu, Praia de Iracema, Rio Maranguapinho, Lagoa da Parangaba, Lagoa do Mondubim, Lagoa de Messejana e Parque das Crianças. Ao todo, 800 mudas serão plantadas.

Na terça-feira (26), haverá visita monitorada ao Horto Municipal com estudantes de escolas públicas municipais. No encerramento da festa, na quarta-feira (27), será realizada reunião com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Conpam) no auditório da Seuma, para discutir a abertura dos trabalhos de 2013.

Fonte: Sinaenco

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: