Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Mercado propõe boas oportunidades para a compra de fundos imobiliários

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

 

Índice de cotas negociadas na Bovespa acumula queda de 21,15% no ano.


 


13 de agosto de 2013 - O índice que espelha o comportamento das cotas de fundos imobiliários negociadas na Bovespa acumula uma queda de 21,15% no ano (posição até o último dia 12 de agosto). No mesmo período, o Ibovespa, principal índice no mercado de ações, acumula uma queda de 17,48%.


 


As cotas dos fundos imobiliários sofreram um ajuste com a alta na taxa básica de juro da economia este ano. O impacto do movimento foi uma queda no preço das cotas dos fundos. Por isso, muitos analistas acreditam que há boas oportunidades hoje no mercado para comprar essas cotas.


 


Mas atenção aos riscos. Há fundos e fundos. O economista Luis Gustavo Cardoso diz que é importante ficar atento a dois itens na hora de escolher um fundo imobiliário: o custo e o risco da carteira.


 


Quando você investe num fundo pode estar:


 


1) emprestando dinheiro para financiar um projeto imobiliário – neste caso o risco é o devedor não honrar o pagamento do título;


 


2) ou se associando a um imóvel, como um shopping, por exemplo, para receber um aluguel – neste caso o risco é o inquilino ficar inadimplente.


 


Num mundo de taxas de juro em patamares menores, embora o mercado espere novas altas até o fim do ano, nada será igual como antes. Produtos de investimento com isenção fiscal têm um apelo e tanto. E neste cenário, os fundos imobiliários são verdadeiras vedetes.


 


Fonte: G1

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: