menu-iconPortal AECweb

Ministério confirma envio do PPP eletrônico para 2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Foi confirmada a obrigatoriedade da emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) somente para 1º de janeiro de 2023

foto de uma pessoa mexendo em um notebook mas que só aparecem suas mãos, acompanhadas de alguns hologramas em cima. Os hologramas são de ícones simples, como um cifrão, uma casa, um carrinho de compras e uma engrenagem
A dúvida assolava as empresas obrigadas a enviar o documento desde o dia 3 de fevereiro, quando a Portaria 1411, do INSS, foi publicada (Foto: 13_Phunkod/Shutterstock)

03/03/2022 | 09:44 –  O Ministério do Trabalho e Previdência confirmou o início da obrigatoriedade de emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) em meio exclusivamente eletrônico para 1º de janeiro de 2023.

A dúvida assolava as empresas obrigadas a enviar o documento desde o dia 3 de fevereiro, quando a Portaria 1411, do INSS, foi publicada. A confirmação de que a entrega havia sido postergada foi dada no dia 17 de fevereiro, por meio da Portaria 334, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 18 de fevereiro.

Além disso, o Ministério ainda suspendeu a autuação de empresas ou cooperativas de trabalho que não enviarem ao eSocial os eventos S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador, e S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos. A isenção é válida até o dia 31 de dezembro de 2022.

Outra determinação publicada pelo Ministério foi a edição do ato, pelo INSS, para que institua as adequações necessárias no modelo de Perfil Profissiográfico Previdenciário. A partir da alteração, o PPP passará a incluir o histórico laboral do trabalhador, nos termos do § 9º do art. 68 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 1999.

O intuito é de que o documento seja passível de emissão exclusivamente eletrônica, a partir das informações acerca de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) enviadas ao eSocial.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: