Ministério do Trabalho faz audiência sobre segurança na construção civil

Texto: Redação AECweb

Número de autuações de empreiteiras e construtoras no interior de São Paulo aumentou significamente nos últimos dois anos  

25 de agosto de 2010 - O Ministério Público do Trabalho convocou as construtoras de Ribeirão Preto para cobrar mais atenção com a segurança dos operários. De janeiro a julho, foram registrados 113 acidentes com trabalhadores de construção civil. Seis pessoas morreram.

Os acidentes são deflagrados, de acordo com o MP por insegurança no ambiente de trabalho. "De um modo geral, são soterramentos, quedas e choque elétrico", explica a procuradora do Trabalho Cíntia Von Ammon.

O número de autuações de empreiteiras e construtoras no interior do Estado de São Paulo dobrou em 2009, em relação a 2008: 83 no ano passado contra 40 em 2008.

Das 95 construtoras notificadas para comparecer a audiência, 84 estavam representadas na audiência, realizada na segunda-feira (23).

Segundo o representante do Ministério do Trabalho Alessandro Miranda,as empresas receberam um documento com as normas que devem ser seguidas. "Entregamos uma notificação recomendatória com um check list para que elas tenham instrumento para avaliar se estão tomando as medidas necessárias para prevenir acidentes e cuidar a segurança do trabalhado", disse.

As empresas deverão receber inspeções que irão fiscalizar se as medidas preventivas foram tomadas.

Fonte: EPTV - SP