menu-iconPortal AECweb

Ministro diz que infraestrutura aeroportuária não será problema para Copa

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Existe a necessidade de um número maior de players para a formação de parcerias em investimentos privados no setor de infraestrutura

23 de outubro de 2013 - O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, afirmou, nesta terça-feira, 22, que a infraestrutura aeroportuária não será problema para a Copa do Mundo de 2014. Em evento no Rio sobre infraestrutura, ele observou que não houve problemas na oferta de serviços do setor durante a Copa das Confederações, em junho, nem na visita do papa Francisco ao Rio, em julho. “Não vai ter problema na Copa”, disse Moreira Franco.

Em palestra, o ministro afirmou, no entanto, ser necessário um número maior de players para a formação de parcerias em investimentos privados no setor de infraestrutura, principalmente aeroportuária.

O ministro admitiu que as últimas concessões de aeroportos mostraram um número pequeno de investidores capazes de aportar o volume expressivo de recursos que os aeroportos necessitam.

“O Brasil precisa de muito investimento [no setor aeroportuário]. E nós não temos muitos players”, reconheceu.

Moreira Franco observou que a necessidade de maior patamar de investimentos no setor é crescente, tendo em vista o desenvolvimento da área no país nos últimos anos. Ele mencionou que, desde 2003, ocorre um crescimento em torno de 12% ao ano no número de passageiros.

“Estamos crescendo e por isso precisamos de infraestrutura adequada”, disse, acrescentando que essa infraestrutura teria que ser para a construção não somente de terminais de passageiros, mas também para grandes “hubs” de transporte de carga.

Iniciativa privada

O ministro foi questionado sobre as licitações já realizadas nos aeroportos — São Gonçalo do Amarante (RN), Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília. Segundo ele, todos os aeroportos licitados estão com o cronograma de obras em dia. No entanto, ele admitiu que há um problema no aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN).

“Vamos entregar esse aeroporto dentro do prazo, mas o governo do Estado ainda não resolveu o problema de acesso ao aeroporto”, disse, explicando que ainda faltam as vias para o aeroporto potiguar.

Moreira Franco foi taxativo ao afirmar que o governo precisa do apoio da iniciativa privada para fortalecer a capacidade de investimento nos próximos anos. “Tenho certeza de que a infraestrutura aeroportuária vai melhorar no país”, frisou.

Fonte: Valor Econômico
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: