Morre com 62 anos arquiteto que projetou a ponte estaiada

Texto: Redação AECweb

João Valente Filho, (1949-2011) foi vítima de um ataque cardíaco

22 de agosto de 2011 - Autor do projeto da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, na marginal Pinheiros, o arquiteto João Valente Filho morreu anteontem aos 62 anos em Salvador (BA), vítima de um ataque cardíaco.

Ele estava na capital baiana para participar, como palestrante, do 2º Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável.

O arquiteto passeava à tarde com a mulher, Sandra, quando passou mal e foi levado ao hospital Menandro de Farias, onde morreu.

Segundo seu filho Artur, 31, Valente já havia tido dois AVCs (acidentes vasculares cerebrais). O enterro será hoje às 13h no cemitério do Araçá, no Sumaré (zona oeste).

Ele foi autor de vários projetos públicos de mobilidade e requalificação urbana, como o da passarela de pedestres da estação da CPTM na avenida Cidade Jardim e o da revitalização do entorno do estádio do Maracanã.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, atuava há 34 anos e mantinha o escritório Valente, Valente Arquitetos, no Itaim Bibi. A mulher e os quatro filhos -Artur, Tiago, Bruno e Maraí- são arquitetos.

"O trabalho era a vida dele. Ele amava fazer projetos urbanos", afirma Artur.

Fonte: Folha de São Paulo