Mulheres ganham cada vez mais espaço no setor da construção civil

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Projeto Mão na Massa faz capacitação de 60 pedreiras e carpinteiras de fôrmas

22 de janeiro de 2013 - Um dos setores com a maior concentração de homens está mudando. Assim, a construção civil deixa de ser o clube do bolinha e passa a aumentar as contratações de profissionais do sexo feminino. O Projeto Mão na Massa capacita mulheres de pequeno poder aquisitivo e abre 60 vagas àquelas que desejam se tornar pedreiras e carpinteiras de fôrmas.

Fundadora do programa, a engenheira Deise Gravina percebe que houve uma mudança da mentalidade sobre o ingresso das mulheres nesse mercado de trabalho.

- Homens e mulheres têm a mesma capacidade, a proposta não é substituir os homens, mas uma oportunidade igual de acesso. Em relação à área, faltava às mulheres chances de aprenderem as técnicas.

Segundo ela, atualmente, a construção civil se vê obrigada a rever seus conceitos, porque é um setor de grande expansão no Brasil e que não pode abrir mão da participação feminina. O grupo responde por mais de 40% da força de trabalho do país.

Qualificação

Criado em 2007, o Projeto Mão na Massa já formou 430 operárias nas seguintes funções: pedreira, carpinteira de fôrmas, encanadora, eletricista e pintora. Cerca de 50% trabalham para empresas do setor ou geram renda executando serviços para terceiros. O programa tem um banco de empregos online que já possibilitou a contratação de 311 profissionais.

Fonte: Extra