menu-iconPortal AECweb

Necessidades de idosos definem projetos arquitetônicos

Texto: Redação AECweb

Segurança no uso, acessibilidade, fácil entendimento e uso independente são algumas das preocupações

26 de junho de 2009 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% da população do País em 2025 corresponderão a pessoas com mais de 60 anos. Baseadas em dados como este, empresas como a incorporadora Tecnisa e a construtora J. Bianchi, na Grande São Paulo, começam a investir em projetos com itens que facilitem a acessibilidade tendo em vista mudanças no perfil de compradores.

Um projeto da Tecnisa, elaborado por uma equipe multidisciplinar, será lançado na Água Rasa, na zona leste, já com essa preocupação. E, a partir de 2010, esses itens devem ser estendidos para todos os seus novos empreendimentos.

A arquiteta Patrícia Valadares, gerente de projetos da incorporadora, conta que a empresa descobriu prédios voltados originalmente para jovens casais onde 15% dos moradores tinham mais de 55 anos.

No novo projeto, estão previstos escada na piscina, portas mais largas e banheiros adaptados na área comum, bem como pisos opacos no hall. "São medidas que beneficiam todas as faixas etárias", completa Patrícia.

A construtora J. Bianchi pretende ampliar o conceito Lifetime Home, construção flexível e adaptável a diversas condições, para todos os seus empreendimentos. São dois projetos com paredes de drywall, sem vigas e com instalação hidráulica e elétrica sob forros: o Olímpia, em Suzano, foi entregue em abril e o Odeon, em Mogi das Cruzes, a 51 Km de São Paulo, será entregue em novembro.

As unidades possuem portas internas com largura de 82 cm, pisos antiderrapantes na área interna e previsão de instalação de barras de apoio nos banheiros, além de mudança da altura de interruptores e tomadas. Para a arquiteta Sandra Perito, da mesma forma que a sustentabilidade, a acessibilidade promete se popularizar.

O arquiteto Rogério Romeiro lembra que o conceito deve estar relacionado ao acesso a áreas esportivas. "Antes escondido em casa, hoje o portador de deficiência física e o idoso são participativos. Quem não atender esses requisitos terá um mercado mais restrito."

O Instituto Brasil Acessível disponibiliza na internet um catálogo que reúne informações de produtos avaliados segundo critérios propostos pelo conceito de desenho universal que facilitam a acessibilidade. São características como segurança no uso, acessibilidade, uso independente e igualitário, conforto, flexibilidade, fácil percepção e entendimento.

Fonte: Abril – SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: