Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Norma 6136 passa por revisão e amplia exigências para blocos de vedação

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Revisões são fundamentais para que construtoras e incorporadoras possam contar com produtos de qualidade

14 de outubro de 2013 - Após passar por revisão por comissão de estudo do CB-18, da ABNT, a NBR 6136 - Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria - Especificação ficou mais rígida em relação à resistência à compressão. Agora, a resistência mínima admitida pela norma é de 3 MPa, para os blocos de vedação. "Esse aumento de exigência quanto à resistência à compressão ajudará a elevar a qualidade dos blocos de concreto disponíveis no mercado, pois somente empresas com padrão de qualidade na produção conseguirão atender a essa resistência mínima", avalia Marcelo Kaiuca, presidente da BlocoBrasil-Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto.

Essa revisão da norma 6136 aconteceu no período de cinco anos após sua última atualização, ocorrida em 2007, portanto, dentro do prazo recomendado pela ABNT para isso. A revisão das normas setoriais é fundamental para garantir aos contratantes e executores de obras, como construtoras e incorporadoras, que eles podem contar com produtos de qualidade. Esse é um dos principais objetivos da BlocoBrasil, que participa e estimula as comissões de estudo da ABNT relacionadas aos blocos e pisos intertravados de concreto, segundo Kaiuca.

Além disso, a modernização das instalações das empresas associadas à BlocoBrasil permite hoje a fabricação de blocos estruturais de até 26 MPa de resistência; no total essas indústrias de blocos têm capacidade instalada suficiente para fornecer blocos capazes de construir 600 mil moradias de 50 m² do Programa Minha Casa, Minha Vida, por ano.

Fonte: BlocoBrasil - Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto

 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: