Norma de estacas pré-fabricadas de concreto entra em vigor

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Normativa foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas

14 de fevereiro de 2014 - Entrará em vigor no dia 17 de fevereiro a NBR 16.258 (Estacas pré-fabricadas de concreto – Requisitos), nova norma técnica que estabelece os requisitos para o projeto, fabricação, estocagem e manuseio de estacas pré-fabricadas ou pré-moldadas de concreto armado ou protendido, destinadas à utilização como elementos de fundação profunda.

A normativa foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-18/ABNT). Segundo declarou ao portal Piniweb o coordenador da Comissão de Estudos de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, Claudio Gonçalves, o texto aborda os aspectos técnicos que envolvem a padronização tanto desde a produção fabril. "Produziam-se estacas sem estribos, com geometria de anéis incompatível com a geometria das estacas, com chapas de anéis de emenda de qualquer espessura, sem critérios mínimos para especificação do concreto, sem critérios para liberação de envio de estacas para as obras, sem critérios para avaliação de eventuais trincas ou fissuras, enfim, de tudo um pouco", disse ele.

Em sua avaliação, a NBR 16.258 também deverá facilitar a inspeção da qualidade para quem compra ou utiliza os materiais.

Fonte: Sinduscon - SP