Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Norte lidera construção civil no ranking do País

Texto: Redação AECweb

Região apresentou o melhor desempenho do setor nos últimos doze meses

12 de julho de 2010 - Os canteiros de obras invadem cada dia mais as cidades do Norte do País. Segundo o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) divulgado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos doze meses a região Norte apresentou o melhor desempenho do setor no rankig nacional. Neste período, enquanto a variação crescente do Brasil atingiu a casa de 6,42%, as unidades federativas que compõem o Norte brasileiro alcançaram a marca de 8,14%. No Centro-Oeste, região que obteve resultados mais próximos do Norte, a taxa de evolução registrada no mesmo intervalo foi de 7,10%. O menor crescimento foi apontado no Sul, onde a variação bateu a casa de 5,43%.

Os números comprovam o bom momento vivenciado pela construção civil no Pará. O Estado deteve a segunda maior taxa de crescimento da região nos últimos doze meses, ao atingir um volume de evolução da ordem de 7,36% - índice menor apenas que o registrado em Rondônia (16,25%). De julho de 2009 a junho deste ano, os números do Estado são maiores do que os registrados em qualquer Estado do Sul e Sudeste do País. No Pará, a construção civil movimenta anualmente cerca de R$ 3,5 bilhões, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA).

Segundo o economista e assessor econômico do Sinduscon-PA, José Roberto Marques Rodrigues, a construção civil cresce em média de 10% a 15% no Estado - volume considerado significativo levando-se em conta o crescimento nacional (6,42%). Um conjunto de fatores contribui para esta evolução, avalia Rodrigues. "A isenção de impostos, principalmente no caso do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um destes fatores", informa.

Fonte: O Liberal - PA

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: