Nos trilhos da sustentabilidade
A Estação USP Leste da CPTM, com a consultoria da OTEC, deverá ser a primeira no mundo a obter a certificação LEED EB O&M, em 2011.
04 de agosto de 2010 - Quem se utiliza dos trens metropolitanos em São Paulo, talvez não saiba que a CPTM está trilhando os caminhos da sustentabilidade. A empresa iniciou os trabalhos de obtenção do LEED EB O&M para a Estação USP Leste, certificação que identifica em quatro diferentes níveis o grau de comprometimento ambiental que um edifício mantém em relação aos procedimentos de operação e manutenção.
Auxiliada pela OTEC, empresa de consultoria em sustentabilidade e eficiência energética, a CPTM iniciou um programa de implantação de medidas que devem tornar as instalações referência para as práticas de sustentabilidade em estações de trem. Com previsão de conclusão para 2011, a Estação USP Leste poderá ser a primeira no mundo a obter o certificado, cujos critérios são definidos pelo USGBC (United States Green Building Council).
“Um dos desdobramentos do trabalho da OTEC nessa estação foi permitir à CPTM vislumbrar as inúmeras possibilidades de adoção de medidas a serem replicadas em outras unidades. A empresa poderá reduzir, consistentemente, o consumo de energia e água nas estações, aplicar materiais ambientalmente responsáveis, reduzir o efeito ilha de calor, contribuir com o resgate dos habitats naturais e reduzir a emissão de gases de efeito estufa”, explica David Douek, diretor da OTEC.
Os trabalhos recém iniciados já encontram eco na estação Vila Aurora, nova estação a ser construída na Linha 7 - Rubi. Nesta, a meta é a obtenção da certificação LEED para novas construções, que define critérios de sustentabilidade e eficiência energética para o projeto e para a obra.
Redação AECweb