Nova norma garante menos barulho em empreendimentos do país
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Construtoras estão obrigadas a garantir o isolamento acústico e térmico a partir de agora
22 de julho de 2013 - Quem mora em apartamento provavelmente já sofreu com o toc-toc do salto alto no andar de cima ou a música alta do vizinho. Mas, desde sexta-feira, a entrada em vigor de novas regras para a construção de imóveis residenciais no país pode apaziguar esses ânimos. Pelo menos, nas novas construções.
Agora, as construtoras estão obrigadas a garantir o isolamento acústico e térmico dentro das unidades. Teremos paredes mais grossas, então?
Não necessariamente. A Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cria a obrigatoriedade do isolamento, mas não diz como ele deve ser feito. O critério é definido de acordo com a obra e varia em cada região do país.
Outra exigência é que as tubulações hidrossanitárias que não estiverem escondidas devem suportar até cinco vezes seu próprio peso para que não se rompam com facilidade.
- A mudança é positiva, pois vai elevar o nível de construção no país em termos de metas e resultados, além de beneficiar o comprador - avalia Roberto Lira, consultor técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio (Sinduscon-Rio). - Com as novas regras, as responsabilidades serão divididas entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários.
Para o especialista em direito imobiliário Hamilton Quirino, as mudanças vão se refletir positivamente também no convívio entre vizinhos:
- O barulho entre cômodos é um grande problema. Com a proteção acústica, eu acredito na melhora da qualidade de vida e da convivência entre os condôminos.
Fonte: O Globo