Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Nova ponte que interligará Brasil e Paraguai está 71,5% concluída

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Com 760 m de comprimento e vão-livre de 470 m, projeto conectará o município de Foz do Iguaçu, no Paraná, com a cidade paraguaia de Presidente Franco

Ponte Internacional da Integração
A finalização do mastro principal na margem brasileira aconteceu em outubro (Foto: Divulgação/DER-PR)

27/10/2021 | 17:26 – Obra de arte que interligará o município de Foz do Iguaçu, no Paraná, com a cidade paraguaia de Presidente Franco, a Ponte Internacional da Integração está 71,5% concluída. A marca foi atingida em outubro, mês que também registrou a finalização da execução do mastro principal na margem brasileira. A estrutura de 190 m — da fundação ao topo — está com os tubos e paredes prontos. Com investimento de cerca de R$ 166 milhões, o projeto é capitaneado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), por meio de uma parceria entre os Governos do Estado e Federal, além da Itaipu Binacional.

No lado brasileiro também já está posicionada sobre o Rio Paraná a aduela metálica 6.03 e tensionados os estais da aduela metálica 6.02. Além disso, o segundo par de estais de retaguarda está engastado na caixa de equilíbrio. Na margem paraguaia, o mastro principal atingirá 175 m de altura e os trabalhos permanecem concentrados na câmara de estais. Nessa parte da obra também estão tensionados o primeiro par de estais da retaguarda e os estais da aduela metálica 5.01. Ainda neste mês, a aduela metálica 5.02 será posicionada no vão-livre.

Simultaneamente, nos canteiros dos dois países, continua o trabalho de pré-montagem das aduelas metálicas que integrarão o tabuleiro da ponte (por onde trefegarão os veículos).

O projeto

Quando concluída, a ponte terá 760 m de comprimento e vão-livre de 470 m — que será o maior da América Latina. A estrutura contará com duas pistas simples, de 3,6 m de largura, além de acostamento de 3 m e calçadas laterais de 1,7 m. Ela será maior do que a Ponte da Amizade e está localizada cerca de 10 km abaixo dela, seguindo em direção ao Rio Iguaçu.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: