Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Nova versão de guia de instalações para residências é lançada

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

AES Eletropaulo lançou o guia, com 12 fascículos, na última semana

25 de fevereiro de 2014 - A concessionária AES Eletropaulo lançou em 20 de fevereiro a 12ª edição do LIG (Livro de Instruções Gerais), que apresenta em 12 fascículos as normas e diretrizes para que os instaladores sigam as coordenadas de projeto, desenhos técnicos e especificações de materiais e equipamentos necessários para a execução de instalações de energia elétrica em tensão secundária de distribuição.

A cerimônia de lançamento, na sede da distribuidora de energia AES Brasil em Tamboré (SP), contou com as presenças do coordenador da Comissão de Estudos de Fundações e Estruturas do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, Luiz Lúcio, e dos membros do CTQ Renato Genioli e Yorki Estefan. Este último tem representado o sindicato no grupo de trabalho criado junto a representantes da Eletropaulo, com o objetivo de agilizar as instalações de energia em empreendimentos imobiliários.

O diretor de Engenharia e Serviços da AES, Anderson Oliveira, destacou que, no manual, a distribuidora de energia detalha as dicas para quem está construindo ou reformando, segundo as quais se torna possível solicitar a ligação de energia para a AES Eletropaulo. O guia lembra que todos os elementos de uma instalação – composta por poste, caixa para medidor, eletrodutos, fios e disjuntor – devem seguir normas técnicas determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que garantirão seu correto funcionamento.

Proteção - Entre as mudanças da nova edição estão a obrigatoriedade de fazer a proteção geral contra correntes do sistema e a habilitação/indicação das marcas de tintas livres de metais pesados. Para Yorki Estefan, o novo LIG detalha melhor os processos e modernizou os procedimentos de solicitações. “Antes, os processos iam e voltavam muitas vezes, atrasando a ligações de energia elétrica. O LIG agora vem com uma qualidade muito melhor, evitando inúmeras arbitrariedades que os técnicos da concessionária poderiam ter quando os procedimentos eram menos detalhados”, afirmou.

A nova exigência de substituição de madeira no interior dos quadros de força por caixas metálicas foi ressaltada por Estefan e Lúcio como exemplo de modernização do LIG. “O grande mérito do novo livro é acrescentar altas doses de segurança no projeto e na execução de instalações elétricas”, apontou Lúcio.

Os clientes da concessionária podem acessar o LIG. A versão digital tem a vantagem de ser editável, o que facilita a busca por verbetes e itens específicos. O usuário também pode comprar o manual impresso por R$ 45, em uma das lojas de atendimento da AES Eletropaulo.

Atenção a clientes – No evento, a coordenadora da área Comercial do AES, Carla Gomes, detalhou o “conceito JAAT” (Jeito AES de Atender), segundo o qual as equipes são treinadas não apenas para atender os clientes com cortesia e capacidade técnica, mas sobretudo para oferecer-lhes satisfação pela solução do problema.

Fonte: Sinduscon – SP

 

 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: