Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Novo curso aborda Alvenaria Estrutural e racionalização de custos

Texto: Redação AECweb

2ª edição do evento, que é organizado pela Comunidade da Construção, reúne 16 horas de conteúdo em aulas teóricas e visita à obra

23 de Março de 2009 - Com a crise global já dando sinais aqui no Brasil, as construtoras estão buscando o uso de sistemas construtivos que proporcionam a racionalização de custos sem perder a qualidade do empreendimento. Para isso, as empresas estão optando pelo uso da Alvenaria Estrutural com blocos de concreto, pelas diversas vantagens que ela oferece.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais e atualizá-los sobre esta tecnologia, a Comunidade da Construção organizou a segunda edição do curso “Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto & Racionalização Construtiva”, que acontece entre os dias 31 de março a 3 de abril, no Centro, Rio de Janeiro.

Com o apoio do Sinduscon-Rio, ABCP, BlocoBrasil e Senai-RJ, o curso oferece 16 horas de aulas teóricas, ministradas pelo Eng. Guilherme Coelho de Andrade, Representante da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) no Rio de Janeiro, e uma visita técnica a uma obra de grande porte em Alvenaria Estrutural.

O público-alvo, que reúne diretores, gerentes, supervisores de engenharia, arquitetos, engenheiros, técnicos de edificações e estagiários (a partir do 4º ano), poderá aprender mais detalhes sobre gerenciamento e administração de obras, gestão da tecnologia, arquitetura da Alvenaria Estrutural e gestão e coordenação de projetos.

O curso aborda temas fundamentais para sua aplicação e mostra a importância de uma administração voltada para a maximização de resultados, através de uma gestão industrial do processo.

Sobre a Alvenaria Estrutural com blocos de concreto

A Alvenaria Estrutural permite a construção desde residências térreas e edificações de diversas alturas até hipermercados e indústrias. Uma das diversas vantagens que este sistema construtivo oferece é a redução do volume de resíduos gerados na obra, das horas de trabalho da mão-de-obra e do consumo de alguns materiais, como madeira, aço e revestimento.

Esta tecnologia oferece diversas vantagens, como a facilidade e a racionalização da execução, precisão dimensional, maior economia final da edificação e elevada resistência e durabilidade. Uma outra vantagem é a de abrigar as instalações elétricas nos seus vazados, eliminando a etapa de rasgos nas paredes, que conduz ao desperdício de material e ao retrabalho.

Considerando todas essas vantagens, a alvenaria estrutural oferece uma economia de 25% a mais na estrutura da construção em relação às demais alternativas.


Atualmente, a tecnologia permite agregar estética e cores aos blocos de concreto. O bloco stone (que imita rocha e pedras lavadas), blocos ornamentais de arrimo (que compõem o jardim) e o bloco comum pigmentado são alguns exemplos que vêm sendo muito adotados por arquitetos.


Para que uma obra em alvenaria estrutural com blocos de concreto tenha qualidade e viabilidade econômica, são imprescindíveis três fatores: o planejamento prévio, a qualidade dos materiais (Selo de Qualidade para blocos de concreto da ABCP) e a qualificação da mão-de-obra.

Serviço:

Data: 31/03 a 03/04

Local: BQ – Rua São José, 40 – 9º andar – Ed. São José – Centro/RJ

Mais informações e inscrições: ABCP-RJ – (21) 2531-1990 / 2531-2729 / abcprj@abcp.org.br

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: