Novo empreendedor avança nos shoppings em construção
Serão inaugurados 50 shopping centers em todo o país até o final de 2012
09 de agosto de 2011 - Assim como novos shoppings surgem cada vez mais no interior dos Estados, o perfil dos empreendedores dos centros de compras em construção também muda.
Até o final de 2012, serão inaugurados 50 shopping centers em todo o país, 13 deles ainda neste ano e 37 no ano que vem, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Os empreendimentos movimentarão investimentos de aproximadamente R$ 15 bilhões nos próximos 16 meses.
Dos 50 projetos novos, apenas cerca de um terço está sendo tocado por grandes grupos do setor, como Multiplan e BR Malls, observa Claudio Sallum, sócio da Lumine, que projeta e administra shoppings.
Um segundo terço seria composto de empresários que já estrearam no setor.
"O restante é de players desconhecidos, pouco capitalizados e sem expertise, que entram pensando em fazer dinheiro rápido", diz ele.
Começam a surgir alguns exageros, segundo Sallum. "Há cidades menores, que já estão indo para o terceiro shopping. Pode ser bom para daqui a cinco anos, mas hoje, três de uma vez, é um pouco de irresponsabilidade."
Há 15 anos, apenas 15% dos shoppings estavam fora das capitais. Hoje, são 45%, segundo a Abrasce.
"As prefeituras nos procuram em busca de investidores para abrir shoppings. Eles valorizam a região, geram aumento da arrecadação. É muito mais difícil burlar o fisco neles do que na rua", afirma Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.
A associação mantém a previsão, feita no início deste ano, de crescimento de 12% do faturamento do setor para 2011. No ano passado, o aumento havia sido de 17%, para R$ 87 bilhões.
Fonte: Folha de São Paulo