menu-iconPortal AECweb

Novo sistema da Gerdau aumenta velocidade e reduz custos na obra

Texto: Redação AECweb

Sistema Construtivo em Paredes de Concreto Armado permite a montagem da estrutura completa de uma casa com dois pavimentos em apenas cinco dias e reduz o desperdício de material

3 de abril de 2009 - A Gerdau, maior produtora de aços longos das Américas, apresentou ao mercado em evento no 27 de março, um sistema industrializado para fabricação de edificações padronizadas. A técnica utiliza paredes de concreto armado e confere maior produtividade e competitividade ao empreendimento, ao aumentar a velocidade de execução e reduzir o desperdício de material. Com a tecnologia, é possível montar uma casa completa com dois pavimentos, incluindo o teto, em apenas cinco dias, contra 20 dias do processo de alvenaria convencional.

Apesar de pouco difundida no Brasil, a técnica começa a ganhar mercado: em 2009, a Gerdau já fechou contratos para o fornecimento de telas soldadas para a construção de aproximadamente 10 mil unidades habitacionais que vão utilizar o sistema.

Essa tecnologia – chamada de Sistema Construtivo em Paredes de Concreto Armado – já é bastante comum em vários países da América Latina, como Colômbia, Chile e México. Para ajudar a difundi-la, a Gerdau trouxe ao País um dos maiores especialistas no tema, o engenheiro mexicano Fernando Mayagoitia Witron, fundador da Lean House Consulting, referência no México no desenvolvimento de construções industrializadas e sustentáveis. O executivo fez palestra em São Paulo a empresários do setor para apresentar a tecnologia.

 “A construção com paredes de concreto é indicada para projetos que demandam velocidade e custos diferenciados, como normalmente ocorre em habitações populares, por exemplo”, diz Ricardo Mascheroni, Diretor Comercial da Gerdau. O sistema prevê a construção das paredes na própria obra, em fôrmas feitas sob medida de acordo com o projeto arquitetônico do empreendimento. Versátil, a tecnologia pode ser utilizada tanto para a construção de casas térreas e sobrados quanto para edifícios de até 30 andares.

As fôrmas, feitas apenas uma vez, podem ser utilizadas em mais de uma obra, desde que o projeto das estruturas seja igual, o que permite diluir o investimento inicial, gerando mais ganhos para a empresa em cada empreendimento. A Gerdau fornece as telas soldadas nervuradas para a estrutura das paredes, que, dentro das fôrmas, são preenchidas com concreto. No caso desse sistema, as telas podem ser produzidas em configurações específicas para cada projeto.

Além de conferir maior velocidade à execução da obra, o Sistema Construtivo em Paredes de Concreto Armado reduz o desperdício de material, já que as paredes são feitas sob medida para o projeto. Isso diminui também a geração de resíduos, reduzindo o impacto ambiental do empreendimento. Além disso, as paredes já são produzidas com as tubulações hidráulicas e de energia embutidas, evitando que, após a conclusão da estrutura, seja preciso quebrá-las para a instalação da fiação ou encanamento.

A Gerdau é pioneira no desenvolvimento de soluções industrializadas para a construção civil, com o fornecimento de estruturas prontas que reduzem o desperdício de material na obra e os custos com aço na construção. A empresa mantém, por exemplo, sistema industrializado de corte e dobra de vergalhões, moldados no formato e tamanho necessários para o cliente, bem como uma série de produtos já prontos para aplicação na obra (colunas, telas, treliças, sapatas e estribos). O sistema industrializado de corte e dobra e os produtos prontos apresentados pela Gerdau proporcionam reduções de até 15% no gasto com produtos de aço, eliminando o desperdício e aumentando a produtividade no processo de produção das armaduras em até 70%, o que amplia a velocidade de construção.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: