Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Número de acidentes de trabalho diminui mesmo com aumento de obras

Texto: Redação AECweb

Acidentes na construção civil têm se mantido estáveis nos últimos anos, de acordo com coordenadora do Seconci

28 de julho de 2010 - A coordenadora de Relações Institucionais do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), Ana Cláudia Gomes, disse ontem que o número de acidentes de trabalho na construção civil tem se mantido nos últimos anos, embora o número de construções tenha aumentado. Isso significa que, proporcionalmente, o número de acidentes na construção civil tem caído.

"Se olharmos as estatísticas de acidentes, elas não consideram que, se antes tínhamos 10 mil obras, hoje temos 100 mil. Se esse número se manteve, tivemos uma queda proporcional ao número de trabalhadores expostos aos riscos. Não comemoramos essa queda, porque nós continuamos a perseguir o ideal do acidente zero", afirmou.

A Câmara Brasileira das Indústrias da Construção Civil (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) estão promovendo hoje uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, também realizadas em outros estados.

Ana Cláudia Gomes disse que a prevenção de acidentes de trabalho deve ser um compromisso de todos os envolvidos no local de trabalho.

"Para evitar o acidente só existe um caminho: a prevenção, e ela é feita por meio das pessoas. Precisamos estar todos os dias sensibilizando as pessoas, educando-as, para que tenham um dia a dia com mais atenção. Não adianta pensar na segurança nos cinco minutos quando se entra no trabalho e depois esquecer e pensar que segurança é assunto do técnico de segurança", explicou.

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, até junho deste ano foram concedidos mais de 157 mil benefícios por doenças relacionadas a acidente de trabalho e mais de 5,3 mil aposentadorias por invalidez causada por acidente de trabalho. Dados de 2008 mostram que, dos 747.663 acidentes de trabalho registrados naquele ano, 49.191 estavam relacionados com a construção civil.

Fonte: Valor Econômico - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: