Número de lançamentos de conjuntos comerciais em SP aumenta mais de 17%
Crescimento foi constatado na comparação com o mesmo período de 2009
26 de janeiro de 2011 - De janeiro a novembro do ano passado, foram lançados mais de 4,1 mil novos conjuntos comerciais na capital paulista, de acordo com o último relatório do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo).
Na comparação com o mesmo período de 2009, quando 3,5 mil novos conjuntos foram lançados, houve crescimento de 17,14%. Frente a 2008, o aumento foi de 70,83%, uma vez que, naquele ano, foram lançadas 2,4 mil novas unidades comerciais.
De acordo com o economista-chefe do sindicato, Celso Petrucci, a média de lançamentos anuais de conjuntos comerciais atingiu um crescimento de 37,5% considerando dois períodos, de 2001 a 2005 e de 2006 a 2010.
No primeiro caso, a média de lançamentos ficou em 24 mil unidades, ao passo que no segundo período essa média saltou para 33 mil unidades, observou Petrucci.
Para o sindicato, o aumento do número de lançamentos até novembro de 2010 deve-se a um movimento de recuperação, diante da queda registrada em 2009.
Destaques
O levantamento mostra que o aumento da comercialização de salas comerciais foi registrado em todas as regiões da cidade, principalmente Centro, Mooca, Morumbi, Butantã e Freguesia do Ó.
Os conjuntos comerciais de dois dormitórios com valores médios de R$ 120 mil a R$ 145 mil foram os mais procurados no período, assim como os com valores de R$ 200 mil a 300 mil e os de R$ 430 mil a R$ 550 mil.
As salas com três dormitórios com valores entre R$ 250 mil e R$ 450 mil ou de R$ 650 mil a R$ 700 mil também se destacaram entre janeiro e novembro do ano passado.
Fonte: Infomoney - SP