O governador Geraldo Alckmin inaugurou a sede do Centro Paulo Souza e Etec

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Investimento do estado foi de mais de R$ 85 milhões nas obras

06 de agosto de 2013 - O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem a nova sede do Centro Paula Souza e a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na capital. O estado investiu mais de R$ 85 milhões nas obras. Segundo comunicado do governo do estado, o valor inclui a construção da sede administrativa do Paula Souza e do prédio da Etec Santa Ifigênia, além da recuperação e adaptação do imóvel que abriga o Centro de Capacitação de Professores, num total de 30,2 mil m² de área construída.

"Uma grande notícia para São Paulo é a inauguração da nova sede do Centro Paula Souza e de uma Etec, aqui no centro da capital, ocupando um quarteirão inteiro. Essa medida contribui para a revitalização da região, pois são mais de 300 alunos e quase 600 funcionários do Paula Souza. E, no próximo ano, terá ainda mais gente, com a abertura de mais dois novos cursos técnicos profissionalizantes", afirmou Alckmin.

A escolha do local - um terreno de 6.680 m² - para a construção dos prédios teve como objetivo contribuir para a revitalização da região central da cidade de São Paulo. Os arquitetos Pedro Taddei Neto, presidente do conselho da Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), e Francisco Spadoni são os criadores do projeto.

A cerimônia teve as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre demais autoridades.

Após manter suas atividades por mais de 40 anos no prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo para a Escola Politécnica da USP, no Bom Retiro, no início de junho a administração central do Centro Paula Souza se mudou para o bairro de Santa Ifigênia. A transferência se deu para atender às necessidades de expansão física da instituição.

As novas instalações - as primeiras públicas construídas recentemente na região - ocupam o quadrilátero formado pelas Ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães, entre as estações Luz e República do metrô. A sede do Centro Paula Souza está distribuída em um bloco que abriga subsolo, térreo, mezanino, quatro pavimentos destinados à área administrativa e um andar para o restaurante.

No prédio ao lado - um edifício preservado de demolições, recuperado e adaptado - fica o Centro de Capacitação de Professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Implantada no segundo semestre de 2012, a Etec iniciou suas atividades com o curso técnico de Cozinha. Neste ano, passou a oferecer o curso de Eventos. Ambos nos períodos da manhã e da tarde. São 310 os alunos matriculados na unidade.

O Centro Paula Souza firmou convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana, para a instalação de um Centro de Hospitalidade para a Etec Santa Ifigênia.

A parceria tem como proposta o investimento na formação dos jovens, considerando o crescimento do mercado tendo em vista os dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Alguns dos equipamentos para o Centro de Hospitalidade foram doados por quatro empresas italianas: Angelo Po Grandi Cucine S.P.A; Bake off Italiana S.R.L; Moretti Forni S.P.A; e Valmar Global D.O.O.

Entre os equipamentos estão fornos combinados, fornos elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios, sendo 3 de Cozinha, 1 Cozinha de Demonstração e 1 de Panificação, Doçaria e Chocolataria.

Entre os ambientes do bloco da unidade estão 19 salas de aula, outros 6 laboratórios (Bar e Cafetaria, Bar e Restaurante, Enologia, Recebimento e Limpeza e 2 de Informática), biblioteca e quadra poliesportiva.

Fonte: DCI