Obras dos túneis avançam na Linha 4 do Metrô RJ

Texto: Redação PE

Os últimos meses registraram avanços de destaque para as obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca – Ipanema): a abertura completa do bitúnel Barra–São Conrado, o maior entre estações metroviárias do mundo; e o início da operação do Tunnel Boring Machine (TBM), o “tatuzão”, que perfura os túneis da Linha 4 entre Ipanema e a Gávea.

No total, a Linha 4 já conta com mais de 6,3 quilômetros de túneis escavados no trecho entre a Barra e a Gávea. E para alimentar o “tatuzão”, mais de 1.300 aduelas (anéis de concreto que formarão os túneis entre Ipanema e a Gávea) foram moldadas até agora na fábrica situada na região da Leopoldina – o que corresponde a mais de 2 quilômetros de túnel e a 48% da produção total necessária para o trabalho. Todas as estações estão sendo construídas. A Estação São Conrado, por exemplo, já está 100% escavada.

Fonte: divulgação