Obras no Centro Integrado de Comando e Controle do estado acabarão em outubro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Unidade reunirá órgãos como polícias, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual

13 de setembro de 2012 - As obras no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICC), que reunirá uma série de serviços de atendimento, na Praça Onze, entraram na reta final. De acordo com o governo do estado, a previsão para a conclusão dos trabalhos, que envolvem 200 operários, é em outubro.

– A parte de construção termina no fim de outubro. Estamos na fase de acabamentos. O que vai faltar de pesado são os equipamentos, que estão começando a chegar - explicou o engenheiro Isídio Melo.

Já foram instalados os equipamentos de climatização, além dos tetos rebaixados. Os pisos de porcelanato e granito estão sendo aplicados.

O subsecretário de Tecnologia da Secretaria de Segurança, Edval Novaes, informou que a realização de licitações para a compra de equipamentos e mobília antecederá o início do funcionamento do CICC.

O centro reunirá os serviços de atendimento das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil municipal e estadual, da Guarda Municipal, do serviço de ambulâncias do Samu e da CET-Rio.

– O prédio vai funcionar como centro integrado de operações durante 24 horas, nos sete dias da semana. Com todos os órgãos trabalhando juntos, será possível fornecer um atendimento mais rápido e eficaz à população. Além disso, teremos a sala de gerenciamento de crise e um centro de comando e controle, de onde poderemos acompanhar grandes eventos no estado – detalhou Novaes.

No segundo andar do centro, vai funcionar a sala de monitoramento, com um telão de 18 metros de comprimento por cinco de altura, com 98 monitores de LED. A estrutura do telão também já está sendo montada. O subsecretário revelou que o projeto envolve investimentos de aproximadamente R$ 103 milhões, entre obras físicas, mobiliário e a parte de tecnologia da informação.

Fonte: O Globo