Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Pacote poderá reduzir ciclo de obra

Texto: Redação AECweb

Com o pacote habitacional, Construtoras acreditam que será viável diminuir o tempo da obra para até seis meses

16 de abril de 2009 - A redução do prazo de construção das obras populares será um dos efeitos mais visíveis do pacote habitacional do governo federal. As empresas estimam que seja possível diminuir a construção, que hoje varia de 12 a 24 meses, para até seis meses.

A diminuição do ciclo das obras não era viável antes do pacote simplesmente porque o comprador não conseguia desembolsar 20% do valor do imóvel em um prazo tão curto de tempo. Pelo sistema tradicional, o comprador paga 20% do imóvel para a construtora e 80% para o banco, após a entrega das chaves. Com o pacote, o comprador só começa a pagar depois da entrega das chaves.

"Não adiantava usar tecnologia para acelerar a obra, porque ficava inviável comercialmente", afirma Eduardo Gorayeb, presidente da Rodobens Negócios Imobiliários. A empresa estima reduzir o ciclo de construção para seis meses ainda este ano. Na sua opinião, o pacote irá estimular um aumento do investimento das empresas em tecnologia.

Com a redução do tempo de construção e maior eficiência tecnológica na produção é possível reduzir o custo da obra. "O governo fez uma coisa muto importante ao financiar 100% do custo da obra, pois reduz a necessidade de capital de giro", diz Gorayeb. A Tenda também já começa a reduzir o prazo para 12 meses e estuda novas técnicas construtivas para chegar a seis meses.

Fonte: Valor Econômico

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: