Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Palestra da ABECE aborda modificações introduzidas na versão 2012 da NBR6118

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Palestrante apontará as principais alterações da norma

18 de janeiro de 2013 - O primeiro encontro mensal da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) neste ano traz importantes comentários sobre as modificações introduzidas na versão 2012 da NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto - Procedimento feitos pelo eng. Sérgio Hampshire de Carvalho Santos.  A palestra acontecerá no dia 29 de janeiro, a partir das 18h30, na sede nacional da entidade, em São Paulo (SP).

Partindo do objetivo da Norma e seus requisitos gerais de qualidade, o palestrante apontará as principais alterações que estão sendo incorporadas, demonstrando e justificando o que foi suprimido, adicionado e mesmo modificado com a introdução de novos textos e títulos.

Ao longo de 2012, a Comissão de Revisão da NBR6118, composta por alguns dos mais experientes profissionais da área, reuniu-se mensalmente sob a coordenação da eng. Suely Bueno, presidente da ABECE, sendo secretário da Comissão o eng. Alio Kimura, produzindo o texto que segue no início de 2013 para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) colocar em consulta pública.

Engenheiro Civil com doutorado pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, o eng. Sérgio Hampshire é Professor Associado da Escola Politécnica - Departamento de Estruturas e coordenador do Mestrado em Projeto de Estruturas (PPE/UFRJ). É membro da IABSE (International Association of Bridges and Structural Engineering), do EERI (Earthquake Engineering Research Institute), do ACI (American Concrete Institute), do comitê “ACI348 - Structural Safety”, além de ser coordenador do Comitê Brasileiro de Segurança Sísmica da ABNT. Também é revisor da Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas (LNEC, Lisboa) e é o atual presidente da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas).

O encontro acontece às 18h30 na sede da ABECE (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - cj. 61 - São Paulo - SP). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-incricoes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail eventos_abece@abece.com.br.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE com o intuito de reunir associados e interessados em torno de temas e objetivos comuns aos projetistas estruturais. Precedidos por happy hour, possibilitam, ainda, um importante momento de confraternização.

Associados da entidade podem assistir às palestras ao vivo (via transmissão on-line) por intermédio das diretorias regionais espalhadas nas principais capitais do país. 

Fonte: ABECE

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: