Paraná terá nova fábrica de cimento

Texto: Redação PE

Uma parceria entre a Companhia Vale do Ribeira (CVR) e a chinesa Citic foi selada para tocar um investimento de R$ 518 milhões, que prevê a construção, em Adrianópolis (PR), de uma fábrica de cimento. Com essa iniciativa, os empreendedores prometem gerar, 300 empregos diretos e 800 indiretos. A unidade contará com uma área construída de 25 mil metros2 e poderá produzir 1 milhão de toneladas de cimento ao ano.

A construção da fábrica foi idealizada pelos irmãos José Henrique Zaffari e Manuela Bica Zaffari, sócios majoritários da CVR, que participa com 92,5% do capital do empreendimento. Os 7,5% restantes ficam ao encargo da companhia chinesa, que tratará de levantar 70% dos recursos necessários e fornecerá os equipamentos para a fábrica.

A Companhia Vale do Ribeira foi constituída no final do ano de 2011 e os detentores do seu capital, os irmãos José Henrique e Manuela Zaffari, ao contrário do que o sobrenome sugere, não têm parentesco com a família que controla os negócios da rede Zaffari de supermercados e shoppings, no Rio Grande do Sul.

A outra parceira no investimento, a Cetic, atua no mercado chinês de equipamentos para construção, com participação 65% no setor. Controla 46 subsidiárias que atuam com mineração e na produção de cimentos. Seu faturamento anual fica em torno de US$ 25 bilhões.

O protocolo de intenções assinado com o governo do Estado do Paraná, na segunda-feira (9) prevê o início das obras para o final de 2014 ou início do ano seguinte, depois da captação de recursos e dos licenciamentos de praxe.

Fonte: Amanhã- Porto Alegre-RS