menu-iconPortal AECweb

Parte do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, vai virar parque

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Projeto anunciado pela prefeitura contempla um espaço de 400 mil m² com áreas de lazer, espaço poliesportivo, trilhas, ciclovias e um museu aeroespacial


O Parque Campo de Marte irá ocupar 400 mil m² de um terreno pertencentes à União [foto] (crédito: divulgação/Centro de Estudos de Segurança de Voo)

27/10/2017 | 11:15 – A Prefeitura de São Paulo apresentou o projeto para implantação de um parque de 400 mil m² em parte da área do Aeroporto Campo de Marte, localizado na zona norte da cidade. A iniciativa é fruto de um acordo feito entre a prefeitura e o Governo Federal – proprietário do terreno – em agosto.

O Parque Campo de Marte terá o conceito de espaço temático, com áreas públicas de lazer e entretenimento além do Museu Aeroespacial. Agregado ao espaço, ainda haverá um complexo esportivo com três campos de futebol, duas áreas para futebol society, 2,2 km de pista para corrida e ciclovia e outros 2,5 km para trilhas e caminhadas. Já a vegetação que hoje ocupa o local será remanejada para áreas de recuperação da Mata Atlântica.

As diretrizes preliminares do projeto foram elaboradas pelo arquiteto e paisagista Benedito Abbud e estão dentro das as normas do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Depois de pronto, espera-se que o Parque Campo de Marte seja o quinto maior do munícipio, atrás do Anhanguera, na Zona Norte, do Ibirapuera, na Zona Sul, do Carmo e da Vila do Rodeio, na Zona Leste.

Para implantação do parque e do museu será lançado um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que reunirá algumas propostas da iniciativa privada. O decorrer do processo será acompanhado pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento.


Projeto do Parque Campo de Marte, situado na zona norte da cidade de São Paulo (crédito: divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Leia também: Requalificação do Jockey Club de SP prevê parque para uso público

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: