Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Petrobras inaugura a plataforma da P-62 em Pernambuco

Texto: Redação PE

A presidentada República, Dilma Rousseff, e a presidente da Petrobras, Maria das GraçasSilva Foster, participaram da cerimônia de conclusão das obras da plataformaP-62, nesta terça-feira (17/12), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca(PE). Antes da cerimônia, Dilma Rousseff, Graça Foster e comitiva visitaram asobras de construção da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape,na mesma cidade.

Apósdescerrar a placa em comemoração ao fim das obras da P-62, a presidenta lembrouque a indústria naval em 2003 empregava 7 mil pessoas e hoje conta com 79 miltrabalhadores. "Com a extração do petróleo do pré-sal ganhando velocidadee escala, o Brasil vai se transformar no maior produtor de plataformas depetróleo do século XXI", avaliou. Apenas no Estaleiro Atlântico Sul, serãoconstruídos de seis a sete sondas de perfuração e 19 navios petroleiros nospróximos anos, contabilizou a presidenta.

Graça Fosteragradeceu os trabalhadores envolvidos na obra e disse estar emocionada com afinalização da P-62, nona unidade de produção entregue à companhia este ano."Em janeiro desse ano, conversamos com todas as empresas que nosentregariam plataformas, e mostramos o quanto seria importante para nós oaumento da curva de produção (de petróleo). E para fazer isso, nós precisávamosbater todos os recordes que já tínhamos batido: entregar nove plataformas deprodução. Fizemos isso hoje com a P-62", comemorou. Ela ressaltou também aimportância da plataforma e do campo de Roncador, na Bacia de Campos, para aprodução atual e futura da Petrobras.

A P-62 temcapacidade diária para produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões demetros cúbicos de gás. A obra gerou cerca de 5 mil empregos diretos e 15 milindiretos e alcançou cerca de 63% de conteúdo nacional. A unidade está previstapara entrar em produção no primeiro trimestre de 2014.

Tambémparticiparam da cerimônia os ministros Edison Lobão (Minas e Energia),Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Helena Chagas (chefe da Secretaria de ComunicaçãoSocial da Presidência da República), o governador de Pernambuco, EduardoCampos, o presidente da Petrobras Transporte (Transpetro), Sergio Machado e osdiretores da Petrobras José Formigli (Exploração e Produção), José CarlosCosenza (Abastecimento) e José Antônio de figueiredo (Engenharia, Tecnologia eMateriais), entre outros.

Fonte: Petrobras
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: