PIB da construção civil deve ter alta de 9% em 2010, diz CBIC
Setor é estratégico para País assegurar um crescimento sustentável em longo prazo
09 de março de 2010 - A indústria da Construção Civil prevê crescimento de 9% no PIB (Produto Interno Bruto) do setor para 2010, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
O otimismo do setor é impulsionado principalmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida e pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que aumentarão a demanda para a construção civil.
De acordo com a CBIC, o setor é estratégico para País assegurar um crescimento sustentável em longo prazo, já que os investimentos na cadeia produtiva da construção têm impacto na geração de empregos e renda.
Revisão da metodologia do PIB
Em relação aos dados que serão divulgados na próxima quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Política), relativos ao PIB do último trimestre de 2009, a CBIC afirmou que serão muito ruins para o setor.
O IBGE deve ser anunciar uma retração de 3% a 4% em 2009, enquanto a expectativa da entidade era de alta de 2%. Segundo a CBIC, o IBGE não considera o valor agregado pelas construtoras no cálculo do PIB, levando em conta somente as compras de material feitas. Em 2009, as compras diminuíram por causa da crise, mas muitas construtoras utilizaram o estoque que já tinham.
A entidade informou ainda que já sugeriu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, uma revisão da metodologia utilizada pelo IBGE.
Fonte: Infomoney - SP