PIB da construção está errado, diz setor
Indicadores equivocados podem gerar efeitos negativos em decisões de investimento
12 de março de 2010 - Uma pequena rebelião sacudiu a construção civil ontem. O setor não aceita a queda de 6,3% no PIB da construção civil, anunciada pelo IBGE. "A metodologia do instituto está errada. Nunca isso ficou tão claro como agora", reagiu Paulo Simões, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). A preocupação do setor é que indicadores equivocados gerem efeitos negativos em decisões de investimento.
Ontem mesmo o conjunto da construção civil brasileira anunciou que pedirá a abertura de uma discussão entre técnicos do IBGE, do governo e do setor para a revisão da metodologia. "Queremos uma discussão com o IBGE. Se o equívoco for nosso, assumimos. Mas tenho absoluta certeza de que estamos certos e queremos a revisão", disse Simões.
O problema, segundo o setor, está nos indicadores usados para o cálculo. Na primeira versão do índice, o IBGE considera a evolução da produção de material de construção, que, de fato, caiu em 2009. "A questão está aí. O IBGE não considera o valor agregado gerado pela cadeia da construção, que, no limite, não é formada só pela produção do material de construção."
Segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), houve crédito e geração de emprego recorde. "Já sabíamos da falha na metodologia, mas esse dado anunciado ontem é um equívoco enorme. A situação agora ficou gritante", disse Conz. A expectativa era de crescimento de 6% e não de queda.
O IBGE refutou a afirmação de que utilize metodologia equivocada. Segundo Cláudia Dionísio, economista de contas nacionais do instituto, o cálculo considerou os dados de produção dos insumos utilizados na construção e esse indicador demonstrou queda em 2009. Os dados poderão, segundo Dionísio, ser revisados no fim de 2011 com a incorporação de indicadores mais completos, mas "não irão transformar números negativos em positivos".
Fonte: Folha de S. Paulo - SP