Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Placo lança programa para qualificar mão de obra no setor da construção a seco

Texto: Vinícius Veloso

Com avaliações positivas da primeira turma, Placo Ensina é dividido em três módulos e oferece experiências práticas para profissionais com diferentes níveis de conhecimento

Profissionais realizando o treinamento prático do curso Placo Ensina

26/10/2023 | 09:00 — A qualificação da mão de obra é fundamental para sempre garantir os melhores resultados na construção civil. Norteada por esse conceito e com objetivo de promover o avanço contínuo no segmento do drywall, a Placo desenvolveu o programa Placo Ensina. Iniciativa voltada para profissionais que buscam informação e querem se aperfeiçoar, o projeto oferece treinamentos totalmente presenciais e gratuitos — com emissão de certificado de conclusão após as aulas.

“Queremos transmitir de maneira bastante clara e fácil todo o conhecimento que temos sobre as soluções oferecidas pela Placo para o mercado brasileiro, introduzindo e formando pessoas qualificadas para entregar as melhores alternativas para os seus clientes”, ressalta Alice Lima Cabral, chefe de Produtos Placo, destacando que o foco inicial é colaborar com a formação de instaladores. “Mas, a expectativa é atingir todo o público que atua com construção a seco (drywall ou Light Steel Frame) no país e tem interesse nas soluções da empresa”, completa.

Outro aspecto relevante é a importância da formação contínua e atualizada, acompanhando a constante evolução da construção civil — que frequentemente recebe novos materiais, normas e métodos executivos. “Portanto, é essencial que os instaladores conheçam essas inovações e participem de cursos, treinamentos e seminários a fim de manter o aprimoramento constante”, afirma Cabral, mencionando que a capacitação também contribui para otimizar processos.

Placo Ensina é organizado em parceria com a Academia Saint-Gobain, responsável por oferecer toda a estrutura para que os treinamentos sejam presenciais. Esses centros de treinamento estão localizados em fábricas da companhia em diferentes cidades do país e recebem cursos relacionados às marcas que integram o Grupo (Brasilit, Isover, Ecophon, Placo e Quartzolit).

Profissionais realizando o treinamento prático do curso Placo Ensina

Conteúdo do treinamento

O conteúdo do Placo Ensina é dividido em três módulos, que variam de acordo com o nível de formação profissional. O primeiro deles, voltado para o público que está no início da trajetória com o drywall, traz a apresentação geral das soluções, mostra a importância de sempre optar por produtos normatizados e detalha o passo a passo para a instalação de paredes e forros.

O intermediário tem foco nos instaladores que já atuam com o drywall e buscam se atualizar. Para isso, são apresentados alguns produtos inovadores que compõem o portfólio da Placo, como a linha Performance. Além de demonstrar todo o processo de montagem das soluções, gerando experiências práticas, o treinamento lista os ganhos proporcionados pelos materiais — argumentos que podem ser usados para mostrar para os clientes as vantagens desses sistemas.

Por fim, o módulo avançado foca em introduzir o instalador de drywall no universo do Light Steel Frame. O curso vai da apresentação geral da execução da estrutura até o tratamento superficial de fachadas com a placa Glasroc X, passando pela explicação sobre normas técnicas.

Profissionais em sala de aula para apresentação teórica do curso Placo Ensina

Complementação online

Para complementar a experiência do Placo Ensina, os participantes do treinamento presencial podem expandir os conhecimentos adquiridos com os cursos online do Parceiro da Construção. O conteúdo disponível na plataforma oferece aos profissionais uma compreensão abrangente dos conceitos, princípios e fundamentos que estruturam seu campo de trabalho. “Já a parte presencial permite que as informações teóricas sejam aplicadas em situações reais”, diz Cabral.

“É na prática que eles têm a oportunidade de experimentar e aprimorar as suas habilidades, enfrentando desafios do mundo real, resolvendo problemas e tomando decisões”, complementa a chefe de Produtos Placo. O treinamento presencial permite, ainda, que os instaladores se familiarizem com ferramentas, equipamentos e tecnologias — desenvolvendo, assim, competências importantes como a proficiência técnica e a capacidade de se adaptar.

“Em resumo, temos esses dois programas como uma maneira de investir na formação abrangente que equilibre teoria e prática para preparar profissionais competentes e confiantes para enfrentar os desafios do dia a dia no mercado da construção a seco”, comenta Cabral.

Opinião dos participantes

O primeiro treinamento do Placo Ensina aconteceu na unidade da Academia Saint-Gobain de Jandira, município da região metropolitana de São Paulo. O curso do módulo iniciante contou com a participação de Rafael Coutinho Machado, comprador da DQZ Engenharia. “É uma iniciativa interessante, pois contribui no aperfeiçoamento da mão de obra dos parceiros da companhia, sejam eles empresas de engenharia ou mesmo instaladores autônomos”, avalia.

Também fez parte da turma a arquiteta Rubencelia Pereira Campbell, que classificou o projeto como muito positivo. “Saber que a Placo se preocupa com a excelência na execução do sistema por meio de treinamentos, proporciona, além de confiabilidade, um relacionamento entre a marca e os seus parceiros, garantindo mão de obra qualificada para um mercado exigente” diz a profissional que atua na DQZ Engenharia, informando que o curso foi dividido em dois dias.

“Fomos muito bem acolhidos pelas equipes de recepção e treinamento. Além disso, o tempo disponibilizado foi o suficiente para o conteúdo proposto”, comenta Machado, indicando que entre os temas abordados estava a apresentação da linha de produtos mais utilizados no mercado da construção a seco. “Fizemos a instalação das soluções em um ambiente minimalista, o que nos rendeu conhecimento para a correta aplicação do sistema”, completa.

Turma de profissionais formada no curso Placo Ensina

Quando perguntados se o conteúdo apresentado poderá colaborar com suas atuações profissionais, ambos respondem que sim. “Como arquiteta, conhecer os sistemas e especificar os produtos da maneira correta é parte fundamental no desenvolvimento dos projetos. Portanto, saber executar todas as etapas nos permite melhorar a dinâmica das atividades em campo e otimizar o tempo de execução”, detalha Campbell, afirmando que o “saber fazer” estreita o relacionamento com a mão de obra e colabora com a eficiência operacional.

“Além da função administrativa, sou responsável por visitar obras. Com o conhecimento aquirido no curso, poderei fazer uma análise mais refinada e assertiva”, diz Machado, que recomenda que outros profissionais participem das próximas turmas. “No treinamento que fizemos, estavam presentes instaladores com certo conhecimento. Eles reconheceram que executavam alguns procedimentos da maneira errada e aprenderam coisas novas”, relata.

Como participar?

Além do treinamento em Jandira, outros dois já estão agendados em Esteio (RS) e Camaçari (BA). Informações sobre datas, locais e tipos do curso estão disponíveis no site do Placo Ensina. “A ideia é expandir as inscrições para todos que se interessaram e trabalham com o drywall, mesmo para aqueles com conhecimento básico”, conta Cabral. Para ela, essa iniciativa traduz a essência da Placo sobre o compromisso com a qualidade e com a confiança dos clientes.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: