Polo da Construção será inaugurado em Diadema
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Capacitação para profissões do setor será oferecida no espaço
05 de maio de 2014 - A falta de mão de obra para a construção civil, que tem apontado no mercado uma falta de profissionais especializados, virou oportunidade em Diadema. Com a inauguração, amanhã (6), do Polo Regional da Construção Civil, a cidade oferecerá aos munícipes, gratuitamente, opções de especialização ou capacitação para profissões como pedreiro, encanador e assentador de pisos e azulejos, dentre outros.
O espaço, que já funciona desde abril com alguns cursos, será oficialmente inaugurado pelo prefeito da cidade, Lauro Michels, na manhã de hoje, no Centro Público Thereza Lino.
O Polo é fruto do convênio entre o Fundo Social de Solidariedade de Diadema com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). "Esse é o primeiro espaço que inauguramos. Também temos outras parcerias que vão trazer profissionalização nas áreas de moda e beleza, além da Praça do Idoso", afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Municipal, Caroline Rocha.
O contrato firmado para a área de construção civil tem duração de 18 meses, o que possibilita a formação de novas turmas ao longo desse período. Com isso, o Fundo proporciona a formação para inclusão no mercado de trabalho, ajudando a geração de trabalho e renda no município.
Como funciona
Ao todo, são 45 vagas oferecidas em três cursos. Cada capacitação possui carga horária de 80 horas distribuída em três encontros por semana, com aulas teóricas e atividades práticas.
"O aluno vai conhecer os diversos tipos de ferramentas utilizadas, aprender a assentar blocos, fazer paredes, entre outras tarefas. O objetivo é que ele saia apto para o mercado de trabalho", explicou Elenízio Pinto Barroso, professor do curso de pedreiro.
O evento contará com a presença do prefeito de Diadema, Lauro Michels, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Diadema, Caroline Rocha, e da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, entre outras autoridades.
Sesi também é destaque
Na última semana, a unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) José Roberto Magalhães Teixeira, em Diadema, procedeu à entrega oficial da reforma e ampliação das instalações, fruto de investimentos de R$ 13,8 milhões.
O evento contou com a presença do presidente do Sesi e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e vem em linha com as promessas de Michels de aumentar a integração com entidades a fim de melhorar a qualidade do ensino no município.
Durante a inauguração, Skaf afirmou que a perspectiva da Fiesp é que todas as unidades do Estado recebam melhorias até o fim de 2015. "Não tem outro jeito de transformar uma sociedade: é preciso investir em educação", afirmou Skaf, lembrando que, em Diadema, o Sistema Sesi-SP de Ensino é adotado pela rede municipal, indo a 32 mil alunos, do infantil ao ensino fundamental.
Com os aportes, o espaço - que fica no bairro Taboão -, recebeu laboratórios de química e biologia, além de um segundo laboratório de informática, e teve reformadas as 18 salas de aula existentes na edificação.
Além disso, houve ampliação da biblioteca, modernização do primeiro laboratório de informática e construção de duas salas de ciência e tecnologia e uma para atendimento aos pais. A cozinha e o refeitório também foram ampliados.
A unidade de Diadema atende 669 alunos do Ensino Fundamental, 130 estudantes no Ensino Médio e 909 do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Até o fim do ano está prevista a inauguração de uma quadra coberta.