Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Ponte JK passará por processo de revitalização

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Organizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o certame terá como vencedora a empresa que realizar o trabalho pelo menor preço

Ponte JK
A abertura dos envelopes acontece no próximo dia 8 de novembro, às 9h (Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

18/10/2021 | 15:31 – A edição da última quarta-feira (13) do Diário Oficial do Distrito Federal trouxe a abertura da licitação para contratação da empresa de engenharia que ficará responsável pela revitalização da Ponte JK. Organizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o certame terá como vencedora a companhia que realizar o trabalho pelo menor preço. Com valor estimado de cerca de R$ 45 milhões, a contratação prevê os serviços de reforço estrutural e de recuperação da obra de arte, além da concepção do projeto executivo (devidamente especificado no Projeto Básico, no Edital e seus anexos).

Os interessados em participar do processo licitatório podem encontrar o Edital completo e demais informações no site da Novacap. A abertura dos envelopes acontece no próximo dia 8 de novembro, às 9h. O projeto faz parte do montante de R$ 4,7 bi que serão investidos em infraestrutura — pacote anunciado no último mês de agosto por José Humberto Pires, secretário de Estado de Governo. No total, são 669 obras licitadas em andamento, que irão gerar mais de 50 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos na capital federal.

Outras intervenções

Desde 2019, a Ponte JK vem recebendo algumas intervenções para reparo das juntas de dilatação. No trabalho mais recente, executado em agosto de 2020, a Novacap aplicou massa asfáltica específica e uma resina especial para mitigar os problemas que afetavam as juntas.

Inaugurada em dezembro de 2002, a Ponte JK é um dos cartões-postais de Brasília e foi projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, que se inspirou no quicar das pedras sobre a água para desenhar os arcos que sustentam o tabuleiro. Em 2003, o projeto foi eleito pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) uma das melhores obras com aço do ano (na categoria pontes e viadutos), além de ter conquistado também o prêmio anual da Sociedade dos Engenheiros da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: