Práticas sustentáveis já são muito utilizadas

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Shopping em Caxias do Sul (RS) foi o primeiro da América Latina a obter a certificação internacional

14 de maio de 2013 - A adoção de práticas sustentáveis em edificações já é uma tendência no Brasil. No mês passado, São Paulo saiu na frente e liderou o ranking de pedidos para obtenção LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo internacional que atesta a sustentabilidade de empreendimentos concedido pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Entretanto, outras regiões do país também se destacaram, como a Região Sul.

Desde o início do ano, nove empreendimentos brasileiros receberam o selo LEED e 37 entraram compedido de certificação, números que levam o país à marca de 89 prédios certificados e 698 pleiteando o selo. Com estes números, o Brasil se mantém no 4º lugar no ranking de registros, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China. Aexpectativa é que até o final de 2013 sejam 900 empreendimentos registrados e cerca de 120 certificados. Primeiro shopping certificado da América Latina

O Estação San Pelegrino (Caxias do Sul/RS), pertencente ao Grupo Gazit-Globe, é o primeiro shopping da América Latina a obter a certificação LEED. "A certificação agrega valor à construção, que se torna mais eficiente", afirma Tatiana Tostes, gerente do Green Building para América do Sul. Segundo ela, esse foi um projeto pioneiro e o processo para a certificação durou dois anos.

A adoção da sustentabilidade trouxe benefícios desde o início da obra, devido ao controle e destinação correta dos resíduos. Aescolha das tintas com baixo índice de Compostos Voláteis Orgânicos também visou à preservação da saúde dos operários e ocupantes do prédio.

Fonte: Brasil Econômico