Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Preço da locação em SP sobe 0,4%, informa Secovi

Texto: Redação AECweb

Valor da locação também aumentou no acumulado em 12 meses

25 de maio de 2009 - Os preços de locação no mercado imobiliário da cidade de São Paulo subiram 0,4% em abril ante março, em média, segundo levantamento do Secovi de São Paulo, sindicato do setor de habitação. Em períodos anteriores, a alta oscilava entre 0,8% e 0,9%.

Com isso, o valor da locação aumentou 11,4% no acumulado em 12 meses - no mesmo período, lembra o Secovi, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, teve alta de 5,53%, enquanto o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da FGV, subiu 5,38%.

De acordo com a pesquisa, a modalidade mais utilizada como garantia nos contratos de aluguel em abril foi o fiador, que correspondeu a 48,5% dos contratos de locação consultados. O depósito, em dinheiro, de até três meses foi usado em 32,5% dos casos, enquanto o seguro-fiança correspondeu a 19% do total.

Casas e sobrados levaram de 9 a 25 dias para ser alugados. No caso dos apartamentos, o Índice de Velocidade de Locação (IVL) oscilou de 17 a 36 dias.

De fevereiro para março, segundo dados da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp), houve aumento no volume de lançamentos de 1,2 mil para 1,6 mil unidades. Em março, foram comercializados na capital paulista 2.162 imóveis novos, face a 1.556 em fevereiro e a 1.113 em janeiro.

Fonte: DCI

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: