Preços de imóveis atingiram pico em 2010, diz Secovi-SP
Valores passaram por considerável reajuste entre 2007 e 2009
15 de fevereiro de 2011 - Os preços dos imóveis já atingiram o pico no Brasil no ano passado, afirmou o presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), João Crestana.
Entre os anos de 2007 e de 2009, os valores passaram por considerável reajuste, após anos de retração, e atingiram um alto patamar no ano passado.
"Em 2010, os preços já atingiram o limite na escalada de alta e não sofrerão grandes mudanças, meramente acompanhando os índices da inflação e as eventuais flutuações tópicas de procura, em quarteirões específicos de bairros especiais", disse Crestana, para quem a demanda deve estar estável neste ano.
Compra?
De acordo com Crestana, é indicada sim a compra de imóvel para morar ou investir em 2011, porém ele não aponta este negócio para especuladores.
"Este investidor deve se concentrar no mercado de papéis, moedas e derivativos. Imóvel, como investimento, é complemento de renda tão somente", afirmou.
Para quem vai comprar imóvel, Crestana indica que seja feito com cautela, análise, estudo de mercado e acompanhamento profissional, seja de advogados, corretores ou engenheiros.
"Nunca se deve ceder a meros impulsos em aquisição de tal importância - em média, uma pessoa comprará pouquíssimos imóveis durante sua vida".
Fonte: UOL - SP