Prefeitura de Porto Alegre vai qualificar mulheres na construção civil

Texto: Redação AECweb

Previsão é de que sejam oferecidas mais de 600 vagas para cursos de capacitação

10 de março de 2011 - Mais de 600 vagas serão abertas para mulheres em cursos de qualificação para a construção civil pela prefeitura, por meio de um protocolo de intenções que será assinado sexta-feira, 11, pelo prefeito José Fortunati. O evento ocorre às 10h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), e integra as ações municipais da Semana Internacional da Mulher.

Com parceria do Sinduscon, Federação de Mulheres Gaúchas e Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil, o projeto tem recursos do governo federal, pelo Projeto "Tua casa, Meu Trabalho", do Ministério do Trabalho e Emprego, e da prefeitura. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e pelo Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), como forma de incentivar a complementação de renda familiar.

Mulheres no setor

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que as mulheres ocupam, cada vez mais, as vagas de trabalho abertas pela construção civil em todo o Brasil. Há uma década, elas eram pouco mais de 80 mil entre mais de um milhão de pessoas empregadas pelo setor. Em 2010, elas ocuparam 11% das vagas criadas pela construção civil no país. De acordo com lideranças do setor da construção civil, hoje o mercado está aquecido e carente de pessoal qualificado. Para os profissionais capacitados, os salários podem chegar a aproximadamente R$ 2 mil, com cesta básica, vale-transporte e possibilidade de hora-extra e adicional de insalubridade.

Fonte: Diário de Canoas