Prefeitura de SP lança manual de sustentabilidade para edificações
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Documento apresenta diretrizes e parâmetros sustentáveis para o uso racional dos recursos naturais com novas tecnologias construtivas em edificações públicas

Entre os conceitos abordados no manual estão o uso de equipamentos elétricos, sistemas de iluminação e ar-condicionado de alta eficiência energética e a gestão dos resíduos durante a construção (Créditos: Shutterstock/cheffersonamaro2)
07/11/2018 | 10:41 - A prefeitura da cidade de São Paulo lançou o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas. Elaborada pelo Departamento de Edificações (Edif) da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), a publicação apresenta diretrizes e parâmetros sustentáveis referentes ao uso racional dos recursos naturais, por meio de novas tecnologias, em edificações na capital paulista.
Entre os conceitos abordados no documento estão o uso de equipamentos elétricos, sistemas de iluminação e ar-condicionado de alta eficiência energética; a redução de consumo, reaproveitamento da água e implantação de coletores solares para aquecimento da água; e a gestão dos resíduos durante a construção.
O guia atende ao Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2017-2020 e se torna ferramenta obrigatória para futuras contratações de projetos e obras de escolas, hospitais, centros culturais e bibliotecas.
Segundo a administração paulistana, os novos projetos que atendam aos pré-requisitos em diversas áreas que englobam a concepção e a execução de uma edificação pública ao longo de todo o seu ciclo produtivo, obterão um selo de sustentabilidade concedido pelo Edif. Além disso, serão atribuídas pontuações conformes critérios de certificação.
A intenção da prefeitura é de que o Manual de Sustentabilidade seja revisado e atualizado frequentemente, de acordo com as evoluções tecnológicas do setor.
Para acessar o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas, clique aqui.