Prefeitura do Rio de Janeiro destina R$ 8,9 milhões para obras na Transbrasil
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Decisão foi publicada no Diário Oficial e o aporte financeiro será destinado para a construção das estações do BRT e para o recapeamento das vias
As obras do corredor Transbrasil deveriam ter sido entregues em 2017 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro)
24/08/2021 | 16:27 – No Diário Oficial desta terça-feira (24), a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou decreto que abre crédito suplementar para a retomada das obras do corredor Transbrasil. O valor de R$ 8,9 milhões será empregado na construção das estações do BRT e na realização de serviços de recapeamento nas pistas. Com o objetivo de desafogar o trânsito da Avenida Brasil, incentivando que as pessoas utilizem o transporte público, o corredor deveria ter sido concluído em 2017. Porém, os trabalhos estão paralisados.
A pausa nas obras tem gerado muitos problemas para os motoristas que trafegam pela Avenida Brasil. Além do asfalto deteriorado em diferentes pontos da via, os canteiros abandonados criam verdadeiros obstáculos para os veículos e existem trechos sem nenhum tipo de sinalização. Começando no bairro do Caju, entre a região central e a zona portuária do Rio de Janeiro, a Avenida Brasil tem 58 km de extensão e vai até a zona oeste da cidade.
Intervenção
No último mês de março, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que faria uma intervenção temporária na gestão e na operação do BRT. Na oportunidade, a Secretaria de Transportes informou que estava "trabalhando no planejamento da operação para melhor atendimento à população". O sistema tem se degradado nos últimos anos e sofrido com atos de violência e vandalismo, além dos atrasos que obrigam os passageiros a viajarem em ônibus lotados.
Um dos objetivos da intervenção pública era aumentar a oferta de ônibus, com a expectativa de ter, em junho, 199 veículos operando. No entanto, havia apenas 168 carros funcionando no mês retrasado.