Prêmio Saint-Gobain premiará profissionais e estudantes de engenharia

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

1ª edição terá como tema o Habitat Sustentável

11 de março de 2013 - O Grupo Saint-Gobain anuncia em março, no Brasil, a primeira edição do Prêmio que leva o nome do Grupo. A criação do Prêmio Saint-Gobain marca os 75 anos da bem-sucedida trajetória da empresa no País. A premiação anual é voltada para o desenvolvimento de projetos sustentáveis na área da construção civil.

Nesta primeira edição, com o tema Habitat Sustentável, o prêmio reconhecerá projetos que se destacam na proposição de soluções inovadoras, ampliando o conceito de sustentabilidade na construção brasileira.

Poderão ser inscritos projetos de edificações sustentáveis na área da construção civil, que atendam no mínimo um dos critérios ambientais, econômicos e sociais da Matriz de Sustentabilidade adotada pelo Grupo Saint-Gobain no mundo, e que apresentem ainda como requisitos qualidade de projeto, novas práticas ou inovação para a construção civil brasileira de acordo com a modalidade de participação.

O prêmio busca mobilizar profissionais arquitetos e engenheiros, além de estudantes desses cursos, que acreditem que a construção civil exerce significativa contribuição para a questão da sustentabilidade.

Com a criação desse prêmio, a Saint-Gobain assume como um de seus objetivos o desafio de incentivar e fomentar no mercado a promoção da mais eficiente especificação de materiais na construção civil em prol da sustentabilidade. 

O processo de inscrição de projetos para o Prêmio terá início em abril e irá até setembro de 2013, e a cerimônia de entrega será em março de 2014, após uma seleção por um corpo de jurados composto pelos principais nomes da arquitetura e engenharia do País.

O 1º Prêmio Saint-Gobain– edição Habitat Sustentável é organizado pela Saint-Gobain Brasil, e conta com a participação de algumas empresas do Grupo. São elas: Brasilit, Canalização, Cebrace, Glass, Isover, Placo e Weber.

A iniciativa tem o apoio das principais entidades da construção civil: ASBEA – Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto, NGI – Núcleo de Gestão e Inovação, CTE – Centro de Tecnologia de Edificações e GBCB (Green Buildin Council Brasil).

São duas categorias: Profissional – nas modalidades Residencial e Comercial – e Estudante – na modalidade Projeto.

Fonte: Grupo Saint-Gobain