Presidente da Caterpillar anuncia aposentadoria

Texto: Redação PE

O presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil, anunciou segunda-feira (24/03) a decisão de aposentar-se no dia 1º de junho, depois de 45 anos dedicados à multinacional.

No comando da subsidiária brasileira há seis anos, ele é o presidente que por mais tempo ocupou essa posição. A empresa ainda não anunciou o sucessor.

Sob a liderança de Calil, a Caterpillar apresentou um aumento considerável de negócios no País, ampliando o portfólio de produtos, a capacidade de produção e a geração de empregos.

Foi responsável pelo desenvolvimento de um processo robusto de planejamento de sucessão na empresa e seu apoio à inclusão e diversidade na fábrica.

O número de mulheres saltou de 35 para mais de 400 entre os atuais 2.000 operadores na unidade de Piracicaba e a mesma proporção ocorre na fábrica de Campo Largo.

Em sua administração, a Caterpillar Brasil tornou-se a única empresa brasileira a se classificar por sete anos consecutivos entre as cinco Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.

A Caterpillar admite que o executivo foi fundamental na transformação da unidade brasileira, considerada hoje uma referência para a corporação.

Durante sua gestão, foi construída a segunda fábrica da empresa no Brasil, em operação desde 2011 na cidade de Campo Largo, no Paraná.

Liderou iniciativas de relevância para o desenvolvimento de uma base sustentável para a empresa no Brasil, com a conquista de resultados históricos em indicadores de segurança, qualidade e velocidade — há quase cinco anos, a Caterpillar Brasil entrega 100% das máquinas que produz na data prometida aos clientes.

Em reconhecimento à sua capacidade de liderança e transformação, Calil recebeu vários títulos, como o de Administrador do Ano, em Piracicaba e, em 2013, pelo Estado do Paraná. Foi contemplado com o título de Cidadão Piracicabano por sua atuação destacada na comunidade em benefício do desenvolvimento local.

Fonte: divulgação