Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Prévia da inflação do aluguel sobe em ritmo menor em janeiro

Texto: Redação AECweb

Preços no atacado seguram índice, já que preços subiram para famílias e construção

18 de janeiro de 2012 - A primeira prévia da inflação do aluguel de janeiro veio com ritmo menor que a equivalente do mês de dezembro de 2011. O IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10), que considera a variação de preços nos primeiros dez dias do mês, marcou 0,08% em janeiro, contra 0,19% no último mês de 2011, informou nesta terça-feira (17) a FGV (Fundação Getulio Vargas).

O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

O resultado da prévia de janeiro se deve aos preços praticados no atacado, que ficaram 0,27% mais em conta. O destaque foram as matérias-primas brutas, 1,23% mais em conta para quem compra em grande quantidade. Os destaques foram bovinos, minério de ferro e aves.

Por outro lado, os preços ficaram mais salgados para o consumidor, sobretudo por causa da comida e dos gastos com educação.

As hortaliças e legumes estão quase 5% mais caros neste início do mês e os cursos formais, que incluem os de nível fundamental, médio e superior, encareceram 3% no mesmo período.

Os preços praticados na construção civil também estão mais salgados e aumentaram 0,43% nos primeiros dez dias do mês.

Os materiais e equipamentos e a mão de obra subiram em ritmo mais lento que no início de dezembro, mas os serviços subiram em ritmo maior no começo de janeiro.

Fonte: R7


 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: