Primeiro trem do VLT é descarregado em estação de São Vicente

Texto: Redação PE

O descarregamento do primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ocorreu na manhã desta terça-feira. O trem já está na estação da Linha Amarela, em São Vicente, próxima ao cruzamento com a Rua Amador Bueno da Ribeira.

As composições chegaram desmontadas e a previsão é de que levem alguns dias para estarem prontas. A partir daí, começa uma série de testes. Serão pelo menos três etapas, que incluem exercícios de aceleração, frenagem e energia.

No final da noite de ontem, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) e a Secretaria de Transportes de São Vicente (Setrans) montaram um esquema especial para transportar o primeiro trem do sistema do terminal da Deicmar, no cais do Saboó, à Estação Nossa Senhora das Graças, a mais avançada do VLT, na Vila Valença.

Mais de 40 pessoas estiveram envolvidas diretamente na operação, que começou exatamente às 22 horas e durou cerca de duas horas. A Locar Guindastes e Transportes Intermodais foi a encarregada de efetuar o transporte.

Para transportar os módulos, que pesam 14 toneladas cada um, a empresa utilizou carretas-pranchas, com capacidade de expansão de até 51 metros e carga de até 60 toneladas. Participaram dessa ação, pela Locar, 16 trabalhadores, incluindo engenheiro de transporte, motoristas, operadores e a equipe de remoção.

Fonte: A Tribuna