Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Produtividade não acompanha elevação nos salários do setor

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Pesquisa indica que desde janeiro de 2007 a variação anual do salário do pedreiro e servente tem permanecido acima da curva registrada pelo INPC

16 de abril de 2014 - Os salários na construção civil brasileira têm superado a inflação nos últimos anos, sem grandes repercussões nos níveis de produtividade.

De acordo com os dados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2007 a 2011 o salário médio nas empresas subiu 52%, enquanto a produtividade (valor adicionado por trabalhador) aumentou 27%.

“Sabemos que empresas investiram em novos processos e máquinas e equipamentos nos últimos anos, mas não sabemos a disseminação disso pelo setor como um todo. A partir 2011, o setor desacelerou e a taxa de crescimento do emprego se reduziu. Pode ter havido algum ganho de produtividade no período mais recente, mas é pouco provável que esse aumento tenha sido superior ao dos salários, que continuaram com ganhos reais significativos”, observa o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe.

Salários - Pesquisa do SindusCon-SP e da FGV (Fundação Getulio Vargas) indica que desde janeiro de 2007 a variação anual do salário do pedreiro e servente (pesquisados pelo sindicato para o cálculo do CUB) tem permanecido acima da curva registrada pelo INPC – acompanhe no gráfico abaixo.

Entre 2007 e 2014 o aumento do INPC foi de 47,8% enquanto os salários do servente e pedreiro acumularam alta de 71,1% e 78,2%, respectivamente. No mesmo período, o componente mão de obra do índice da construção de São Paulo da FGV (ICC-DI SP) registrou variação de 75,9%. Vale lembrar que a perspectiva do sindicato e da FGV para o primeiro semestre deste ano é de intensificação da atividade no setor, com uma recuperação gradual das contratações de mão de obra.

Fonte: Sinduscon-SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: