Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Profissionais do setor de construção civil discutem descarte de resíduos

Texto: Redação AECweb

Encontro será realizado para incentivar as melhorias da gestão de resíduos

14 de maio de 2012 - O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) realizarão, no dia 17 de maio, das 13h às 17h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o evento "Resíduos da Construção Civil - Soluções e Oportunidades".

O encontro almeja incentivar a melhoria da gestão dos resíduos da construção por parte dos diversos atores envolvidos nesse setor. Na ocasião, representantes do governo federal e estadual, do setor da construção civil, das empresas de reciclagem e aterros de resíduos da construção estarão reunidos para apresentar os avanços e soluções para que a gestão de resíduos da construção se torne uma realidade em todo o Estado de São Paulo.

A abertura do evento será feita pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Rubens Rizek, e pelo presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe. O encontro acontecerá em um momento que, após sancionada a Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERN), de 2006, e em 2010 a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), está para ser divulgado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estipula metas para os diferentes setores destinarem de forma adequada seus resíduos, incluindo, no caso do setor da construção, metas para que os municípios implantem áreas de transbordo e triagem, recicladoras e aterros para receber os resíduos vindos da construção.

Com isto, são diversas as iniciativas distribuídas pelo Brasil, que visam cumprir as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além da recém atualizada resolução do Conama 307/2002, que traz prazos a serem cumpridos pelos municípios e seus geradores.

Para contribuir com a discussão e apresentar avanços e soluções para o setor, na gestão de resíduos, diversos especialistas e autoridades convidadas apresentarão exemplos que podem ser seguidos pelos profissionais, além de debater sobre os desafios do setor da construção civil para o cumprimento das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Entre os especialistas presentes no evento estarão: Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP; e Gilberto Meirelles, presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Inscrições no site: www.anggulo.com.br/rcc/index.html.

Fonte: DCI

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: