Programa CBIC Construção Sustentável é apresentado durante o 83º Enic

Texto: Redação AECweb

Objetivo é tornar a construção sustentável uma realidade no Brasil

15 de agosto de 2011 - O Programa CBIC Construção Sustentável foi apresentado durante o 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Na ocasião, o vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcelos, o presidente da CMA/CBIC, José Antonio De Lucas Simon e o presidente da CBIC, Paulo Simão, abordaram a importância da elaboração de um projeto para o desenvolvimento e implantação da construção sustentável país.

"Trata-se de um projeto inédito, desenvolvido nos últimos dois anos e apresentado à presidenta Dilma Rousseff na última quarta-feira (10), após a abertura do encontro. O programa tem o objetivo de tornar a construção sustentável uma realidade no Brasil, estabelecer comunicação transparente com a sociedade para superar os desafios da sustentabilidade no setor, além de subsidiar o governo com informações, para que sejam desenvolvidas políticas públicas relacionadas ao tema", afirmou Paulo Simão, presidente da CBIC.

O Programa CBIC Construção Sustentável visa ainda promover maior eficiência energética, o uso racional de água, reutilização de materiais, redução do consumo de recursos naturais e da emissão de gases poluentes, além da valorização do ser humano. "Entre as principais premissas do programa estão promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica, estimular a geração de emprego e renda, engajar a cadeia produtiva, o governo e a sociedade na busca por soluções sustentáveis e combater a informalidade e a ilegalidade", complementou Simão.

O presidente da CBIC defende ainda a utilização de retrofit para a recuperação de fachadas de prédios antigos, a fim de reduzir a emissão de carbono e reutilizar de maneira mais eficiente alguns materiais. "As empresas precisam se preparar para atender às metas ambientais cada vez mais exigentes, especialmente as referentes às mudanças climáticas", finalizou.

Fonte: Sinduscon – SP