Programa federal vai entregar primeiros imóveis em RP em 2010

Texto: Redação AECweb

“Minha Casa Minha Vida” atende famílias de baixa renda

27 de outubro de 2009 - A Caixa Econômica Federal deve entregar os primeiros imóveis do programa Minha Casa Minha Vida na região de Ribeirão Preto em junho de 2010.

Até agora, a CEF firmou parceira com 10 empreendimentos imobiliários totalizando a construção de 1,5 unidades habitacionais. Outras 2,2 mil propostas de interessados em adquirir a casa própria na região passam pela análise da CEF.

Mas de acordo com o diretor-presidente da Cohab, Rodrigo Arenas, o interesse da iniciativa privada em viabilizar essas obras ainda é pequeno, porque a margem de lucro das construtoras é muito pequena.

O diretor regional do Sinduscon, José Batista Ferreira, disse que para atender as populações de baixa renda é necessário que os municípios estipulem dentro do plano diretor áreas onde possa interferir no valor dos terrenos, tornando-os mais acessíveis para o setor da construção civil.

Dados da CEF apontam que, até agora em todo o Brasil, foram recebidas 348 mil propostas de pessoas interessadas em fazer o financiamento pelo programa e mais de 93 mil foram contratadas.

O projeto do governo federal lançado em março deste ano pretende construir 1 milhão de casas e apartamentos para famílias com renda de até dez salários mínimos, em parceria com Estados, municípios e a iniciativa privada. O investimento total é estimado em R$ 60 bilhões, sendo que o governo será responsável por R$ 34 bilhões. A ideia é reduzir o déficit habitacional, estimado em 7,2 milhões de residências no país.

Fonte: EPTV - SP