menu-iconPortal AECweb

Projeto de Rosenbaum e Aleph Zero é destaque em premiação britânica

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Projeto Moradias Infantis, construído no Tocantins, é homenageado em prêmio internacional de excelência em arquitetura do RIBA. É a primeira vez que brasileiros são laureados na competição


Escola já levou outros importantes prêmios de arquitetura (Crédito: divulgação/Leonardo Finotti)

15/05/2018 | 15:35 – O projeto “Moradias Infantis”, do escritório Aleph Zero em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum, foi duplamente premiado pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) 2018. O projeto rendeu aos autores o prêmio RIBA International Emerging Architect, que premia profissionais em ascensão no cenário da arquitetura mundial, e a participação na lista RIBA Awards for International Excellence, que selecionou os 20 melhores projetos de arquitetura construídos no mundo. Em 12 anos de existência, é a primeira vez que brasileiros são laureados na premiação.

As “Moradias Infantis” abrigam 540 crianças em regime de internato em uma escola rural da Fundação Bradesco, situada em Formoso do Araguaia (TO). Foi construído com madeira pré-fabricada e reflorestada, e se destaca pelo uso de recursos naturais.

Para Julia Barfield, presidente do Grupo RIBA Awards, os arquitetos da Aleph Zero (Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes) reinterpretaram o uso de recursos naturais que rodeiam a região de uma forma inovadora. “Ficamos impressionados pela maneira com que os arquitetos adotaram a questão de como a arquitetura pode estimular quem a usa, assim como sua comunidade ao redor, em uma região rica em recursos naturais, mas pobre em oportunidades, educação e recursos econômicos”, comentou em nota oficial.

O projeto do Aleph Zero levou outras premiações para casa, entre eles o Prêmio APCA 2017, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, na categoria Obra de Arquitetura no Brasil; o 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável; e o Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake AzkoNobel.

Quer saber mais sobre arquitetura? Leia:

Concurso seleciona propostas para monumento artístico no Ceará

Atividades de arquitetos e urbanistas crescem 2,5% em 2017, diz CAU

CAU/SP seleciona projetos que valorizem profissão do arquiteto

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: